A conferência anual para desenvolvedores da Google já tem data marcada em 2017. No ano passado vimos muitos anúncios voltados para as áreas de AI (inteligência artificial) e este ano não será diferente. Atualização: a Google liberou os tópicos de discussão desta edição do IO e, com base neles, criamos uma lista daquilo que podemos esperar ver durante o Google I/O 2017.
Como a Inteligência Artificial fará (ou já faz) parte do seu smartphone
Android Nougat: quais dispositivos receberão a atualização?
Destacar mudanças recentes SIM NÃO
Google I/O 2017: data, local e programação
A conferência de desenvolvedores da Google acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Shoreline Amphitheatre, em Mountain View, na Califórnia. No ano passado, o Google I/O ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de maio, no mesmo local.
A página oficial do Google I/O 2017 possui uma contagem regressiva do tempo que ainda falta para o evento ocorrer e agora traz um cronograma completo do que podemos esperar ver nestes dias.
Android O
Google Assistente
Google Home
Internet das coisas (IoT)
Firebase
Web
Realidade virtual (VR)
Google I/O 2017: Android O
A versão alpha do Android O foi anunciada oficialmente no dia 21 de março, e está disponível especialmente para desenvolvedores e usuários com interesse em testar as novidades. Em maio, muito provavelmente, veremos novidades no que tocam às funções mais importantes do novo SO.
Tudo o que você precisa saber sobre a versão do Android O para desenvolvedores
Teremos com certeza a apresentação das APIs mais importantes da plataforma, bem como um melhor entendimento sobre os benefícios destas para nós, usuários.
Olhando para o cronograma de debates, teremos ênfase nas novas animações com base na física. Nossa equipe acredita que teremos uma nova biblioteca de animações para aplicativos e que pode brincar com a gravidade e o movimento. Também esperamos ver tópicos como ExoPlayer e Google Play com o objetivo de otimizar a reprodução de música e de streaming.
Google anuncia Assistente em português e muito mais!
Lembrando que o Google Allo, aplicativo de mensagens instantâneas da Google, pode ser usado em português. Logo, esperamos ver mais investimento da gigante das buscas no mercado nacional em 2017. O Google I/O servirá de termômetro para isso.
Você sabe qual é a diferença entre AR e VR?
Em 2017, espero ver o Google Home entre as novidades no campo de Inteligência Artificial. Com certeza a Google vai demonstrar o desenvolvimento da plataforma nesta área (Google Home 2.0) e, quem sabe, anunciar a disponibilidade do aparelho em mais países.
Este ano podemos esperar por uma nova tecnologia: Android Things, a qual pretende controlar pequenos dispositivos, mas muito poderosos (como Rapsberry Pi), que podem controlar desde o aquecimento doméstico à linha de montagem em uma fábrica.
Este ano, o Firebase tem um papel importante no Google I/O. Ele irá discutir entre outras coisas, como melhorar os negócios ou como tornar um aplicativo mais atraente usando o Google Cloud, e como oferecer um app para centenas de milhares de usuários.
Web
Na lista de palestras, temos muitos eventos para a área de Web, tais como o futuro de áudio e vídeo ou como tornar a web mais rápida com novos algoritmos. Antecedendo o tema, em março, o Guetzli (biscoito em suíço-alemão).
O Guetzli é um novo algoritmo de código aberto que cria imagens JPEG de alta qualidade com arquivos 35% menores do que os métodos atuais, permitindo que webmasters possa criar páginas que carregam mais rápido usando menos dados.
Realidade virtual (VR)
Um ano atrás, tivemos o anúncio do Google Daydream e desde então seu evolução no mercado vem sendo bastante tímida. Isso pode estar ocorrendo por causa das altas exigências de hardware que a nova plataforma de realidade virtual da Google possui.